Ligue-se a nós

Cultura

Vale do Lapedo a Marca do Património Europeu? Saiba aqui o que significa

O objetivo último da Marca de Património Europeu é reforçar o sentimento de pertença à União Europeia.

Publicado

em

Abrigo Lagar Velho Lapedo
Foto: Abrigo Lagar Velho Lapedo / DR

O Município de Leiria anunciou esta terça-feira, dia 22 de dezembro, a candidatura do Vale do Lapedo, na freguesia de Santa Eufémia, em Leiria, a Marca do Património Europeu (MPE).

A cerca de dez quilómetros da cidade de Leiria, o local integra o Abrigo do Lagar Velho, onde em 1998 foi encontrado o chamado “Menino do Lapedo”, um esqueleto com cerca de 29 mil anos e se veio a revelar um achado marcante para a paleoantropologia mundial, por se tratar do primeiro enterramento Paleolítico escavado na Península Ibérica.

A Marca do Património Europeu, de acordo com o site Eurocid, destaca patrimónios que comemoram e simbolizam a integração europeia, os ideais e a história da União Europeia.

A distinção tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para locais que tenham desempenhado um papel significativo na história, cultura e desenvolvimento da União Europeia, bem como valorizar a sua dimensão europeia através de atividades educativas e de informação.

A proposta apresentada pelo Município de Leiria integra uma primeira fase de nomeados nacionais a MPE, conjunto que será analisado por um painel de especialistas independentes, sob coordenação da Comissão Europeia.

Os membros de painel são especialistas independentes com experiência e competência substanciais na área de património e sem nenhum conflito de interesse em relação aos sítios candidatos. Os especialistas são apontados por três anos.

O painel consiste em quatro membros do Parlamento Europeu, quatro do Conselho, quatro da Comissão e um do Comité das Regiões, conforme informação no portal Eurocid.

Os principais critérios usados para a candidatura do Vale do Lapedo foram o seu valor simbólico europeu, a qualidade do projeto proposto para promover a sua dimensão europeia e a qualidade do plano de trabalho.

Portugal tem atualmente três locais distinguidos como MPE: o Promontório de Sagres, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e a Carta de Abolição de Pena de Morte, de 1897.

 

Gosta do Notícias de Leiria? Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir! Contamos consigo.

POPULARES