Ligue-se a nós

Sociedade

UrbSecurity: Leiria lidera rede para pensar crescimento inteligente das cidades

Para o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, “este é um desafio que Leiria abraça com a determinação e a coragem de quem vê a segurança urbana como um pilar essencial à dinâmica de uma comunidade”.

Publicado

em

UrbSecurity Lettering
Foto: Lettering UrbSecurity / Município de Leiria

A cidade de Leiria lidera a UrbSecurity, uma rede de cidades e regiões europeias, com o objetivo de pensar as cidades em termos de crescimento sustentável e mobilidade.

Os trabalhos arrancaram simbolicamente esta sexta-feira, dia 25 de setembro.

On your marks… Get ready… GO!!!!We have introduced Leiria to you and today they have simbolically kicked-off for…

Pubblicato da UrbSecurity su Venerdì 25 settembre 2020

Entre encontros internacionais, reuniões locais com diversos agentes e eventos públicos, o UrbSecurity procurará contribuir para o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo das cidades, tendo os nove parceiros sido divididos em outros tantos grupos temáticos: Desenho Espacial, Funções & Animação, Técnicas de Envolvimento, Comunidades, Minorias, Benchmarking & Impacto, CCTV (Videovigilância), Comportamentos Seguros e Segurança dos Peões.

O Município de Leiria, parceiro que lidera e coordena a atividade da rede, dá o pontapé de saída das suas atividades através de ações digitais, seguindo-se os restantes parceiros com iniciativas nas respetivas cidades.

No âmbito deste projeto, o Município de Leiria estabeleceu como objetivos a requalificação do centro histórico e de zonas urbanas nos arredores da cidade, implementação de um plano de mobilidade e acessibilidade, avaliação dos espaços públicos e áreas sensíveis, entre outros.

O principal objetivo do UrbSecurity é estudar, criar e desenvolver novas abordagens e estratégias que visem soluções inovadoras ao nível do planeamento urbano que possam prevenir o crime, melhor a perceção de segurança urbana e alterar comportamentos, para, no fim, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos em meio citadino.

Os trabalhos da rede decorrerão até meados de 2022, altura em que serão apresentados os resultados, e poderão ser acompanhados em várias plataformas (website, Twitter e Facebook), sendo as iniciativas de Leiria divulgadas em página própria do Facebook.

Tenho 35 anos, sou natural de Leiria e licenciada em Jornalismo. Há mais de 10 anos que escrevo e conto notícias, primeiro apenas para a rádio e agora também para o digital.

POPULARES