Ligue-se a nós

Cinema

Tudo Acaba Agora – A Netflix continua a dar cartas

“Todo o filme é percorrido por uma sensação de claustrofobia, como se estivéssemos aprisionados, uma impressão muito bem conseguida tendo em conta o desfecho da história”.

Publicado

em

Tudo Acaba Agora
Foto: Tudo Acaba Agora / DR

Título: Tudo Acaba Agora
Realizador: Charlie Kaufman
Ano: 2020
Classificação Notícias de Leiria: 8 brisas do lis
(Legenda: 0 brisas – fraquinho / 10 brisas – imperdível)

A Netflix continua a dar cartas nas longas-metragens e uma das suas mais recentes apostas é o thriller psicológico Tudo Acaba Agora (I’m Thinking of Ending Things).

Uma jovem mulher (Jessie Buckley) e o seu namorado Jake (Jesse Plemons) fazem uma viagem de carro até à quinta dos pais, durante um nevão intenso. O objetivo desta viagem é a jovem conhecer os pais do namorado, mas ela só consegue pensar em terminar…. Confrontada com uma família peculiar e uma casa rural e isolada, ela começa a perceber que algo está errado.

Escrito e realizado por Charlie Kaufman, vencedor do Óscar de Melhor Argumento por O Despertar da Mente (Eternal Sunshine of the Spotless Mind), Tudo Acaba Agora é baseado no livro homónimo de Iain Reid, cuja leitura se aconselha antes de ver o filme, por forma a melhor compreender a história que se pode tornar um pouco confusa numa primeira abordagem. Por outro lado, essa fundamentada confusão é compensada pelos excelentes diálogos e interpretação dos mesmos, que abrangem um leque variado de temas desde a pintura, o cinema e a arte em geral, até à alienação, envelhecimento e doenças mentais.

É ainda de destacar a participação de Toni Collette e David Thewlis como pais de Jake, que dão mais cor à longa-metragem, protagonizando alguns momentos de humor. As paisagens vastas, vazias e cobertas de neve são deslumbrantes. Todo o filme é percorrido por uma sensação de claustrofobia, como se estivéssemos aprisionados, uma impressão muito bem conseguida tendo em conta o desfecho da história.

Se prefere não arriscar uma ida ao cinema, Tudo Acaba Agora é uma alternativa que vale a pena.

Veja aqui o trailer:

Filipa Reis sempre foi apaixonada pelas imagens do grande ecrã e também do pequeno. É consumidora assídua e ávida de longas-metragens, documentários, séries e livros. Licenciou-se em Comunicação Social, pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Depois de estagiar na ESEC TV, foi assistente de produção no programa Câmara Clara da RTP. Em 2013, iniciou uma nova fase profissional, na LUA Filmes, onde se mantém até hoje como produtora.

POPULARES