Ligue-se a nós

Cinema

Título: Convidado de Honra – Sombras do passado

Podem ver Convidado de Honra no dia 2 de setembro, no Teatro Miguel Franco, na sessão das 18h30 ou das 21h30.

Publicado

em

Convidado de Honra
Foto: Convidado de Honra / DR

Título: Convidado de Honra
Realizador: Atom Egoyan
Ano: 2019
Classificação Notícias de Leiria: 6 brisas do lis
(Legenda: 0 brisas – fraquinho / 10 brisas – imperdível)

Veronica (Laysla De Oliveira) está presa por abuso sexual de um dos seus alunos de música. Apesar de estar inocente, declarou-se imediatamente culpada, uma decisão que esconde a vontade de ser castigada por outros motivos. Quando o seu pai Jim (David Thewlis) morre, Veronica encontra-se com o Padre Greg (Luke Wilson) para organizar a cerimónia fúnebre e ele ajuda-a a revisitar o passado e a falar sobre o pai, a mãe e a sua infância. Noutra linha temporal, vemos Jim no seu dia-a-dia profissional como inspetor alimentar e numa demanda para provar a inocência da filha, enquanto cuida com afeto e dedicação do seu coelho de estimação.

Nomeada para o Leão de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Veneza, esta longa-metragem canadiana debruça-se sobre as relações familiares e a forma como lidamos com os sentimentos, valorizando a descoberta do verdadeiro motivo pelo qual Veronica quer continuar na prisão nessa perspetiva e não como o desvendar tradicional de um mistério. Esta abordagem menos comum retira tensão à narrativa, tornado-a pouco empolgante e sem força suficiente para acompanhar as expetativas do espetador. No entanto, como objeto de estudo do comportamento humano, é um filme bem conseguido, com uma excelente interpretação por parte de David Thewlis.

Veja aqui o trailer:

Filipa Reis sempre foi apaixonada pelas imagens do grande ecrã e também do pequeno. É consumidora assídua e ávida de longas-metragens, documentários, séries e livros. Licenciou-se em Comunicação Social, pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Depois de estagiar na ESEC TV, foi assistente de produção no programa Câmara Clara da RTP. Em 2013, iniciou uma nova fase profissional, na LUA Filmes, onde se mantém até hoje como produtora.

POPULARES