Ligue-se a nós

Sociedade

Rua Direita vai encerrar ao trânsito ao fim de semana

“Viva a Rua Direita” pretende melhorar o respeito e empatia entre moradores, comerciantes, clientes e visitantes.

Publicado

em

Rua Direita Leiria
Foto: Rua Barão de Viamonte (Rua Direita), em Leiria / NL

A Rua Barão de Viamonte, mais conhecida por Rua Direita, em Leiria, vai passar a estar encerrada ao trânsito das 17h00 de sexta-feira às 02h00 de domingo, com a medida a entrar em vigor hoje.

A medida faz parte do projeto de promoção e revitalização da Rua Barão de Viamonte “Viva a Rua Direita”, apresentado esta quinta-feira, pelo Município de Leiria.

Além da alteração ao trânsito, a revitalização desta área contempla ainda a iniciativa de sensibilização “Vibrar sem Som”, reforço de iluminação pública, instalação de iluminação decorativa, ações de embelezamento e dinamização cultural, limpeza e desinfeção das ruas, controlo de pragas e eliminação de grafitis.

Na apresentação do projeto, a vereadora da Educação e Cultura da Câmara de Leiria, Anabela Graça, explicou que as ideias resultam de um “conjunto de reuniões entre moradores, comerciantes e o Município, com o objetivo de criar uma nova dinâmica para o Centro Histórico, de modo a torná-lo mais atrativo e com melhor qualidade de vida para residentes, agentes económicos e visitantes”.

“Focámo-nos nas pessoas, na segurança e no embelezamento possível face à degradação de alguns imóveis”, destacou, realçando contudo a existência de vários projetos de reabilitação de edifícios em curso.

No campo da sensibilização, este projeto visa melhorar as condições para a convivência e partilha do espaço público, com respeito e empatia entre moradores, comerciantes, cliente e visitantes, nomeadamente através da diminuição do ruído e combate ao estacionamento abusivo.

Na área da segurança, “Viva a Rua Direita” contempla a reposição e reforço da iluminação pública, a colocação de iluminação decorativa na Rua Barão Viamonte, Rua Gago Coutinho e Rua Mestre de Aviz, tal como ações de preservação e prevenção com a PSP.

Mural Rua Direita Leiria Foto: Mural Rua Direita Leiria / NL

Relativamente ao embelezamento e dinâmica cultural, foram colocados elementos decorativos e de atração turística, nomeadamente figuras de corvos, mapa ilustrativo da Rua Direita e ações como propósito de reflorir esta área. Está também em curso um programa de animação cultural, com demonstrações de olaria ao fim de semana em setembro, e programação da comunidade da Rua Direita.

.

Recomendado




POPULARES