Ligue-se a nós

Sociedade

Programa de Natal leiriense apela à solidariedade

Além da iluminação natalícia, o Município de Leiria vai reforçar a aposta na dinamização económica, em colaboração com a Acilis, com o lançamento da campanha “Leiria Christmas”.

Publicado

em

Túnel Natal Leiria
Foto: Túnel de Luz, Jardim Luís de Camões, em Leiria / NL

“Solidariedade é a estrela que mais brilha no Leiria Natal” resume a autarquia leiriense sobre o programa de eventos marcados para este ano para assinalar a data.

Em ano de pandemia e crise económica, na vertente cultural, a maioria dos espetáculos nos espaços culturais do Município será de entrada livre, sendo os participantes convidados a oferecer géneros alimentares não perecíveis ou artigos de higiene.

Os bens serão recolhidos pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho presentes nos espaços culturais e que farão chegar a ajuda a quem mais precisa.

Neste evento, que decorre de 21 de novembro a 3 de janeiro, foi criada uma loja solidária online, através da qual as IPSS podem efetuar vendas de Natal para angariação de fundos para as suas atividades, uma compensação pelo facto de este ano, ao contrário do que é tradicional, não poderem instalar bancas de venda na cidade, explica a autarquia.

No âmbito do Mercado de Leiria, será reeditado o programa Terra Alimenta Leiria + Solidário, com o propósito de contribuir para a diminuição do desperdício alimentar que se gera na cadeia de produção e distribuição de alimentos, solicitando aos produtores, vendedores e compradores do Mercado de Leiria a oferta de produtos frescos às IPSS sem apoio de fundos públicos do concelho, com um valor estimado de 10 mil euros.

Ainda de acordo com a Câmara de Leiria, está ainda a ser preparada a distribuição de cabazes de Natal a famílias em situação de vulnerabilidade social, a instituições de apoio social e da área da saúde e proteção civil, numa ação conjunta com as Juntas de freguesia e IPSS, no valor de 30 mil euros.

POPULARES