Ligue-se a nós

Sociedade

Pinhal de Leiria reflorestado com 20 mil árvores em dois anos por parceria 

A Mata Nacional de Leiria, que ocupa uma área de 11.062 hectares e dois terços do concelho da Marinha Grande, ardeu em 86% nos incêndios de outubro de 2017.

Publicado

em

Pinhal de Leiria queimado
Foto: Pinhal de Leiria / NL

A Mata Nacional de Leiria foi intervencionada em 24,6 hectares, num total de 20 897 árvores plantadas desde 2018, pela parceria entre o grupo Freudenberg, a Associação ZERO e a Universidade de Lisboa, segundo números da Associação ZERO ao Notícias de Leiria.

A taxa de mortalidade relativa ao ano de 2019 rondou os 30% das plantas colocadas no terreno. “Nos anos que se seguem vamos substituir as árvores mortas e efetuar algum controle da vegetação arbustiva”, explica a ZERO ao nosso jornal.

PUBLICIDADE

No âmbito da parceria entre o grupo Freudenberg, a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa (FCT-UNL), ficou estabelecido realizar ações de recuperação do coberto vegetal autóctone em cerca de 21 hectares percorridos por incêndios nas Matas Nacionais sob gestão do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

A iniciativa, que começou em 2018, conta ainda com a colaboração do ICNF que indica as áreas potenciais de intervenção, presta apoio nas ações de voluntariado e no armazenamento de plantas e materiais, entre outros tipos de cooperação.

A espécie arbórea principal ali plantada é o pinheiro bravo, embora coexistam urzes, camarinhas e medronhos.

Ao jornal Público, o gabinete de comunicação do ICNF revelou que, “na primeira época (2018/2019) plantaram-se 5.712 árvores/arbustos autóctones em cerca 9,612 hectares na Mata Nacional de Leiria (MNL), sendo os restantes 11,388 hectares intervencionados até março de 2020”.

A que se somam mais 15 hectares, com um total de 15.185 árvores e arbustos, segundo a Associação ZERO ao Notícias de Leiria.

O relatório desta época de plantação deverá ser disponibilizado em julho. Até lá, está disponível o primeiro relatório emitido, em junho de 2018.

O Notícias de Leiria questionou o ICNF sobre quantas árvores e hectares terão já sido plantados no Pinhal de Leiria, desde 2017, mas não obteve resposta.

.

Tenho 35 anos, sou natural de Leiria e licenciada em Jornalismo. Há mais de 10 anos que escrevo e conto notícias, primeiro apenas para a rádio e agora também para o digital.

COMENTÁRIOS

Recomendado




Recomendado




POPULARES