Ligue-se a nós

Cinema

Para Sama – Um farol de esperança

“Para Sama” integra a programação do 9.º Hádoc – Cinema Documental de Leiria, com sessão no dia 11 de novembro, no Teatro Miguel Franco.

Publicado

em

Documentário Para Sama
Foto: Documentário Para Sama / DR

Título: Para Sama
Realizadores: Waad Al-Kateab, Edward Watts
Ano: 2019
Classificação Notícias de Leiria: 8/10 brisas do lis

Com uma mão cheia de prémios e muitas emoções fortes, Para Sama é um documentário que tem lugar durante a guerra na Síria, apresentando-a sob o ponto de vista feminino de Waad Al-Kateab. A produtora e realizadora passou cinco anos no meio do conflito, registando a sua história e a da sua família. O cenário de destruição, dor e angústia em Alepo é mais uma personagem deste filme cru e verdadeiro, que retrata o tema intemporal e universal do amor entre mãe e filha.

Nomeado para o Óscar de Melhor Documentário e vencedor nos BAFTA e em Cannes, é um relato na primeira pessoa de quem tenta, continuamente, viver mais do que sobreviver. Por entre as bombas, existem percursos de vida banais: amores que florescem, casamentos que se celebram, bebés que não esperam para nascer… É uma história pessoal e íntima, que nos aproxima de quem está em condições tão diferentes das nossas, mas é exatamente igual a nós, com os mesmos sonhos e ideais. Sama é um farol de esperança onde já não existe nenhuma; onde já nada existe por entre as ruínas, para além da obrigação de não desistir da vida.

Veja aqui o trailer:

Filipa Reis sempre foi apaixonada pelas imagens do grande ecrã e também do pequeno. É consumidora assídua e ávida de longas-metragens, documentários, séries e livros. Licenciou-se em Comunicação Social, pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Depois de estagiar na ESEC TV, foi assistente de produção no programa Câmara Clara da RTP. Em 2013, iniciou uma nova fase profissional, na LUA Filmes, onde se mantém até hoje como produtora.

POPULARES