Ligue-se a nós

Sociedade

Pão de medronho à venda em Leiria a partir de sexta-feira

O Pão Medronho contém por cada 100 gramas atividade antioxidante idêntica ou superior a 1 litro de vinho tinto.

Publicado

em

Pão Medronho
Foto: Facebook Pão Medronho

O novo pão de medronho, desenvolvido pelo chefe Rui Lopes, estará à venda ao público em Leiria, a partir desta sexta-feira.

Nesta fase de arranque o pão de medronho estará disponível nos supermercados Coviran das localidades de Telheiro, Planalto, Monte Redondo, Amor, Arrabalde e Reguengo do Fetal.

Nas próximas semanas está previsto que esteja também à venda nos concelhos de Proença-a-Nova, Sertã, Cernache do Bonjardim e na cidade de Castelo Branco, e em diversos locais.

Trata-se de um pão que apresenta um perfil nutricional diferenciador: baixo teor de sódio (‹10%); vários minerais provenientes do fruto; ácidos orgânicos voláteis; flavonoides; 14% de capacidade antioxidante; cerca de 20% dos Valores Diários de Referência recomendados de fibra, por cada 100gr de pão, de acordo com uma nota da marca nas redes sociais.

Estes compostos revelam interesse nutricional pela sua ação anti-inflamatória e de proteção da função cardiovascular, bem como pelo efeito na diminuição do risco de cancro e da oxidação celular (diminuição dos radicais livres).

É um pão de aspeto rústico, obtido a partir de farinhas não corrigidas, de longevidade superior, mantendo a frescura e macieza interna até ao sexto dia de vida útil.

Trata-se um produto desenvolvido nos últimos 10 anos por Rui Lopes, chefe de cozinha e nutricionista, membro colaborador do Centre for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare) e estudante de Mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, da ESTM, instituições de referência do Politécnico de Leiria.

Nos últimos anos, a colaboração com a Padaria Ritus do Pão, de Monte Redondo, Leiria, permitiu otimizar esta fórmula que, em julho de 2019, foi premiada com o 3º Lugar, no 4º Concurso de Ideias Agriempreende, que distingue ideias inovadoras no setor agroalimentar.

.

Recomendado




Recomendado




POPULARES