Ligue-se a nós

Cinema

O Que Arde – Na ruralidade da Galiza

Vencedor do Prémio do Júri no Festival de Cannes, O Que Arde estará em sessão no Teatro Miguel Franco, no dia 22 de julho às 18h30 e às 21h30.

Publicado

em

O Que Arde Filme Galego
Foto: Facebook O que arde

Título: O Que Arde
Realizador: Oliver Laxe
Ano: 2019
Classificação Notícias de Leiria: 6 brisas do lis
(Legenda: 0 brisas – fraquinho / 10 brisas – imperdível)

 

O Que Arde é uma longa-metragem de ficção, com um estilo quase documental, cuja ação é passada numa aldeia Galega, em tudo semelhante ao mundo rural português.

O filme começa com a libertação de Amador (Amador Arias), que fora preso por fogo posto e regressa agora à terra natal, para junto da sua mãe Benedicta (Benedicta Sánchez). É bem aceite na aldeia, apesar da sua vergonha e timidez e ajuda a mãe nas tarefas do campo como cuidar das suas três vacas. Porém, quando a época de incêndios recomeça e a população da aldeia se vê a braços com os problemas decorrentes, um dos bombeiros mais envolvidos no combate às chamas não contém a sua raiva contra Amador.

Com uma belíssima cinematografia, que destaca as poderosas paisagens naturais, a ligação entre o ser humano e a terra e a genuinidade das interpretações, este filme deixa-nos com a sensação de vazio. O final é trágico, como toda a vida dos protagonistas, mas incompleto. O que irá acontecer a seguir a Amador, Benedicta e às suas vacas?

Veja aqui o trailer:

.

Filipa Reis sempre foi apaixonada pelas imagens do grande ecrã e também do pequeno. É consumidora assídua e ávida de longas-metragens, documentários, séries e livros. Licenciou-se em Comunicação Social, pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Depois de estagiar na ESEC TV, foi assistente de produção no programa Câmara Clara da RTP. Em 2013, iniciou uma nova fase profissional, na LUA Filmes, onde se mantém até hoje como produtora.

Recomendado




Recomendado




POPULARES