Ligue-se a nós

Cinema

O Capital do Século XXI – Os 1% e os outros

O filme vai ser exibido nos dias 16 e 17 de dezembro, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

Publicado

em

filme Capital do Século XXI
Foto: Capital do Século XXI / DR

Título: O Capital do Século XXI
Realizador: Justin Pemberton
Ano: 2019
Classificação Notícias de Leiria: 9/10 brisas do lis

 

Baseado no livro de Thomas Piketty, O Capital do Século XXI é um documentário incendiário que cobre um intervalo temporal extenso, de forma coerente, interessante e educativa.

Este filme vem desmantelar um conjunto de crenças sobre o capitalismo, desde a influência positiva do capital no progresso social, até à meritocracia como fator quase exclusivo da mobilidade entre classes. A mistura de filmagens históricas e excertos de longas-metragens é complementada por testemunhos objetivos e claros de especialistas mundiais e temas musicais escolhidos a dedo, que encaixam perfeitamente nas imagens e nos sentimentos de cada época.

O Capital do Século XXI aconselha-se veementemente a todos e, especialmente, aos “outros”. Àqueles que pertencem aos 90%. Não só pela qualidade técnica, de estruturação e apresentação dos conteúdos. Mas principalmente por trazer à superfície o estado atual do capital, as suas origens, o seu percurso e as repercussões que podemos esperar. E pelo alerta que transmite em relação às posições que nos influenciam a tomar.

Com o aumento das desigualdades, a delapidação da classe média, a tecnologia a empurrar cada vez mais pessoas para o desemprego e a certeza de que os jovens de hoje têm um nível de vida mais baixo do que o dos seus pais, o documentário oferece uma visão do futuro. Um futuro negro que teve o seu início ontem.

Veja aqui o trailer:

Filipa Reis sempre foi apaixonada pelas imagens do grande ecrã e também do pequeno. É consumidora assídua e ávida de longas-metragens, documentários, séries e livros. Licenciou-se em Comunicação Social, pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Depois de estagiar na ESEC TV, foi assistente de produção no programa Câmara Clara da RTP. Em 2013, iniciou uma nova fase profissional, na LUA Filmes, onde se mantém até hoje como produtora.

POPULARES