Ligue-se a nós

Cinema

Museu – Assalto na Cidade do México

“Os dois melhores amigos e desistentes do curso de veterinária acreditam não ter nada a perder e muito a provar.”

Publicado

em

Museu Filme
Foto: DR

Título: Museu
Realizador: Alonso Ruizpalacios
Ano: 2018
Classificação Notícias de Leiria: 7 brisas do lis
(Legenda: 0 brisas – fraquinho / 10 brisas – imperdível)

É na noite de Natal de 1985, que Juan (Gael García Bernal) e Benjamín (Leonardo Ortizgris) decidem assaltar o Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México. Os dois melhores amigos e desistentes do curso de veterinária acreditam não ter nada a perder e muito a provar. Juan deixa a família numerosa a celebrar em casa e Benjamin deixa sozinho o seu pai muito doente, para levarem a cabo o roubo de 140 peças pré-hispânicas. Com o tesouro na mochila, percorrem o país em busca de um comprador, mas rapidamente percebem que estão a entrar num mundo desconhecido e difícil de navegar.

Museu não é apenas sobre um grande assalto. Esse é o ponto de partida para uma exposição sobre a sociedade mexicana. Os protagonistas estão perdidos na Cidade Satélite, sem rumo para o seu futuro. Juan é idealista e sente-se pressionado por ter desiludido o pai e, aos seus olhos, não ter alcançado nada na vida. Esta é a oportunidade de provar do que é verdadeiramente capaz. Quando as coisas começam a correr mal, Juan recusa-se a desistir, pressionando Benjamin a continuar a qualquer custo. Porém, no final acaba por aceitar a dura realidade.

Com uma brilhante interpretação de Gael García Bernal, momentos de muito humor e cenários fantásticos, a longa-metragem merecia maior ritmo, que ajudasse a destacar os elementos positivos e tornasse um filme divertido num grande filme.

Uma adaptação livre de uma história verídica, pela mão de Alonso Ruizpalacios, que questiona a linha que separa arqueologia de roubo.

Veja aqui o trailer:

Filipa Reis sempre foi apaixonada pelas imagens do grande ecrã e também do pequeno. É consumidora assídua e ávida de longas-metragens, documentários, séries e livros. Licenciou-se em Comunicação Social, pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Depois de estagiar na ESEC TV, foi assistente de produção no programa Câmara Clara da RTP. Em 2013, iniciou uma nova fase profissional, na LUA Filmes, onde se mantém até hoje como produtora.

POPULARES