Ligue-se a nós

Opinião

A mobilidade (in)existente dentro do distrito de Leiria

“Muitos dos habitantes daquelas zonas consideram que o IC8 nem devia ser considerada um IC (itinerário complementar), devido às características que esta representa e falta de segurança que demonstra.”

Publicado

em

Joana Pais JS
Foto: NL

Ao percorrermos o nosso distrito de norte a sul, podemos evidenciar que são muitas as barreiras ao nível da mobilidade. Em Leiria, encontramos uma incapacidade de resposta por parte das nossas vias rodoviárias e ferroviárias às necessidades dos cidadãos onde até mesmo a nível de recursos para se deslocarem de um concelho para o outro há dificuldades.

Ao nível rodoviário, verificamos que as estradas mais problemáticas – o IC2 e o IC8 -, que são também das mais essenciais para o distrito, encontram-se sem qualquer tipo de manutenção, não havendo nenhum tipo de intervenção nas mesmas.

No caso do IC8, estrada fulcral para o norte do distrito, muitos são os acidentes que ocorrem diariamente, acabando infelizmente alguns deles em óbitos, tal não é o perigo que esta estrada representa. Muitos dos habitantes daquelas zonas consideram que o IC8 nem devia ser considerada um IC (itinerário complementar), devido às características que esta representa e falta de segurança que demonstra. O IC8 é a única estrada que liga os concelhos do norte do distrito, desde Pombal a Castanheira de Pera e estando nós num distrito com forte potencial turístico, onde os acessos são cruciais para o seu desenvolvimento, não se entende o porquê desta estrada ainda se encontrar nestas condições, sendo a única ligação possível entre estes concelhos.

O mesmo se sucede com o IC2, onde já são inúmeros os incidentes registados, onde várias famílias perderam os seus entes queridos devido às condições destas estradas.

Aguardamos que seja para breve as intervenções há muito prometidas nestas faixas de rodagem.

Outro fator de mobilidade bastante crucial para o distrito é precisamente a Linha do Oeste, uma linha ferroviária que percorre a maioria dos concelhos do distrito, desde o Bombarral guiando-nos até à Figueira da Foz, interligando assim o distrito de Leiria com o distrito de Coimbra.

A linha do Oeste encontra-se desvalorizada e não apresenta qualquer tipo de intervenção nos últimos tempos, levando à sua decadência e à não confiança por parte de quem a utiliza. Muitas foram as tomadas de posição para que o Estado interviesse e mais uma vez, sendo o nosso distrito de grande potencial turístico, onde esta linha ferroviária poderia ser uma mais valia para os nossos concelhos como Alcobaça, Nazaré, Marinha Grande, Leiria e Pombal, vemos a nossa mobilidade mais uma vez condicionada.

Atualmente é indispensável pensar nas Alterações Climáticas, para quais a mobilidade é um enorme fator da estruturação de um pensamento anti carbónico, pois através desta, podemos evitar a emissão de gases poluentes para a Atmosfera em grandes dimensões, através da utilização de transportes públicos.

Infelizmente, a utilização de transportes públicos no distrito não é opção em alguns dos concelhos devido à falta de oferta que estes apresentam. O que acontece nos concelhos do norte do distrito ilustra a faceta extrema da falta de mobilidade no distrito de Leiria, existindo apenas um autocarro disponível para ligar os concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrogão Grande, sendo que o horário praticado pelo mesmo é escandaloso, partindo de Castanheira por volta das 8 horas e regressando por volta das 18 horas, existindo por vezes um horário intermédio, por volta da hora de almoço, dificultando a acessibilidade por parte dos utentes. Por fim, impossível não referir a inexistência de transportes que interliguem os concelhos do Norte com os restantes concelhos do distrito.

A mobilidade continuará a ser uma bandeira que todos devemos defender no nosso distrito, sendo atualmente, uma das maiores barreiras para o seu desenvolvimento.

.

Vice-presidente da Federação da Juventude Socialista de Leiria e presidente da Concelhia de Castanheira de Pera.

Recomendado




POPULARES