Ligue-se a nós

Sociedade

Leiria reforça medidas de apoio à população e economia

A Câmara Municipal de Leiria vai ainda reforçar as campanhas de sensibilização à população com o objetivo de conter os efeitos causados pela pandemia.

Publicado

em

Leiria Fica em Casa
Foto: www.leiriaregressa.pt

O Município de Leiria anunciou esta quinta-feira, um dia antes do país entrar em novo confinamento, o reforço das medidas de apoio à população e empresas da região de Leiria.

As medidas foram explicadas à população através de uma transmissão em vídeo, no Facebook, pelo presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes.

A Câmara vai apoiar a famílias residentes no concelho, em situação de carência económica, vai reativar o serviço de apoio a população idosa, doentes crónicos e famílias em situação de isolamento, através da entrega de alimentos, refeições e medicamentos.

A iniciativa “Terra Alimenta Leiria + Solidário” será relançada com o objetivo de diminuir o desperdício alimentar que se gera na cadeia de produção e distribuir de alimentos, fazendo chegar esses produtos a quem mais necessita.

Vão também voltar as entregas gratuitas na loja online do Mercado Municipal de Leiria.

Para além destas medidas, faz saber o Município, manter o apoio à área dedicada às doenças respiratórias e à estrutura de retaguarda para doentes covid-19 positivos sem necessidade de internamento hospitalar. Ainda no âmbito deste pacote de medidas, serão disponibilizados testes à covid-19 nas instituições, em especial estruturas residenciais de idosos e estabelecimentos de ensino, está prevista a criação de uma equipa para realizar inquéritos de rastreio a casos positivos, e vai ser reforçado o apoio ao associativismo enquadrado no Pro Leiria, nomeadamente através de apoio extraordinário às despesas correntes.

Será ainda retomado o fornecimento de material de proteção individual, como máscaras, álcool-gel e dispensadores, luvas e batas aos bombeiros, forças de segurança e trabalhadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Para as empresas e comerciantes, estão a decorrer até ao dia 31 de janeiro as candidaturas ao Fundo de Emergência de Apoio Comercial e Empresarial, e já está a ser pensado o lançamento da segunda fase com inclusão de empresas de atividades turísticas e culturais.

Vai ser implementada uma campanha, em parceria com a Acilis, de vouchers de compra antecipada para apoio às áreas comerciais mais atingidas pela crise e vai ser reforçada a linha de apoio a empresas, com atualização permanente no site Leiria Regressa.

O programa contempla também a reavaliação de todos os contratos de arrendamento habitacional dos imóveis propriedade do município, ajustando as rendas aos rendimentos dos agregados familiares, isenção do pagamento das tarifas fixas de saneamento e resíduos sólidos urbanos a empresas e comércio obrigados a encerrar, isenção às IPSS, Bombeiros e associações culturais e desportivas, do pagamento das faturas de água e saneamento, e possibilidade de pagamento em prestações da fatura da água a famílias em dificuldades financeiras.

As feiras de Leiria e Praia do Pedrógão, o mercado de levante, velharias e artesanato, não se vão realizar. Assim como a Feira de Leiria (antiga Feira de Maio), realizada no mês de maio e que já em 2020 também não se realizou, não irá acontecer, explicou Gonçalo Lopes na transmissão em vídeo.

“Porque o bem-estar e a qualidade de vida dos leirienses são a prioridade”, a Câmara Municipal de Leiria vai iniciar aulas de desporto virtuais e realizar webinars. Vão ainda existir ofertas culturais online, com recurso à contratualização de artistas locais e do meio criativo regional.

POPULARES