Ligue-se a nós

Sociedade

Leiria: Parque verde em Porto Moniz vai ter oito hectares

O parque terá duas zonas com equipamento infantil, uma para crianças até aos quatro anos e outra para crianças dos quatro aos 14.

Publicado

em

Parque verde Santa Clara
Foto: Parque verde de Moniz / Município de Leiria

Um parque verde com cerca de oito hectares vai ser construído em Porto Moniz e Santa Clara, junto à A19, em Leiria.

O parque, de acordo com um comunicado da Câmara de Leiria, vai ter circuitos de manutenção, clareiras para utilização desportiva e recreativa, bancada, quiosque, equipamento infantil e área de merendas.

O investimento é de € 1.278.651,07 justificado pelo pagamento de compensações que decorre da lei no âmbito de licenciamento de um loteamento.

A proposta resolve a ligação entre os Parceiros e Leiria, adianta a autarquia leiriense, e propõe a criação de uma ligação forte através de ciclovias e circuitos pedonais potenciando o ecossistema existente e valorizando o crescimento da cidade de Leiria.

“Este parque reforça a importância da continuidade do sistema rio, através do prolongamento dos corredores pedonais e cicláveis de ambas as margens do rio Lena em direção ao rio Lis, com vista à articulação com os circuitos existentes do Polis”, faz saber a Câmara de Leiria.

Serão construídas duas pontes no parque de modo a permitir atravessamento entre margens do rio Lena no parque.

Está prevista a introdução de várias espécies, como o amieiro, freixo, choupo-negro, choupo-de-itália, carvalho cerquinho, sobreiro, salgueiro-branco, tília-comum, carvalho-americano, salgueiro-frágil, zêlha e borrazeira-preta.

A infraestrutura será também dotada de equipamentos geriátricos e desportivos, incentivando à prática desportiva no parque, abrangendo todas as faixas etárias, num parque para todos desfrutarem da natureza.

POPULARES