Ligue-se a nós

Cultura

Jornadas Europeias do Património trazem dezenas de atividades a Leiria

Dado o atual contexto de pandemia, alguns dos eventos serão realizados online.

Publicado

em

Museu de Leiria
Foto: Facebook Museu de Leiria

O Município de Leiria vai participar nas Jornadas Europeias do Património, que se realizam entre 24 e 27 de setembro, este ano com o tema “Património – Educação”.

Numa iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, estas Jornadas, que se realizam anualmente, têm como objetivo sensibilizar os cidadãos europeus para a importância da salvaguarda e preservação do património, assim como da necessidade incontornável de património e educação terem um vínculo indelével que se reflete tanto ao nível das artes, como da dança, do teatro, dos monumentos e em tantas outras áreas.

Dado o atual contexto de pandemia, alguns dos eventos serão realizados online. A participação nas atividades está sujeita a inscrição prévia, nos respetivos espaços (https://bit.ly/2GWMQCZ ) e ao respeito pelas normas sanitárias em vigor.

 

Agromuseu Municipal Dona Julinha

Dia 27,domingo, às 15:30, tem lugar a inauguração online, da exposição “Lenços Etnográficos e a Tertúlia na Eira: “Falando de Etnografia: O Futuro dos Museus”

Banco das Artes Galeria

Dia 26, sábado, pelas 10:30, tem lugar a atividade: Ernesto Korrodi: Percurso para um desenho – Passeio de observação e desenho experimental de arquitectura. Pelas 19 horas, realiza-se uma Palestra sobre Curadoria e Programação.

No dia 27, às 19 horas, o Banco das Artes Galeria recebe uma visita guiada à exposição: Ernesto Korrodi: Além da Arquitetura, Conversas frisantes…e Korrodi.

Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e Ludoteca

No dia 25, sexta-feira, às 17 horas, a biblioteca recebe o evento online: Conversa sobre Educação e Património. No dia 26, pelas 15 horas, é a vez da Hora do Conto com “Os Animais nossos amigos, de Afonso Lopes Vieira” e, também neste dia, pelas 15:30, a Ludoteca recebe a apresentação do livro “Caracol Vicente vai ao Pinhal”, de Ana Cristina Luz.

Casa da Cidade da Música

No dia 24, quinta-feira, e com organização da Casa da Cidade Criativa da Música, a Praça Eça de Queiroz, recebe, às 18 horas, uma conversa subordinada ao tema “Pontos Convergentes – Quando a Arte Invade o Espaço Público. Domingo, dia 27, às 17:30, realiza-se um evento de Homenagem a Carlota Tinoco.

Castelo de Leiria

No dia 27, domingo, realiza-se, a partir das 10:30, uma visita guiada ao Castelo de Leiria, sob o tema “Escavar, Descobrir, Reconstruir…”

CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria

Quinta-feira, dia 25, a partir das 18:30, a Igreja da Misericórdia recebe Acácio de Sousa para falar sobre O Roteiro da Judiaria. No dia 26, às 10:30, o CDIL é palco da Leitura encenada “Leiria Medieval”. No dia 27, pelas 18 horas, tem lugar a apresentação do Concerto “Caminhos para a Imortalidade”, por UDJAT – Ensemble Musical.

Igreja de São Pedro

Dia 24, quinta-feira, às 21 horas, e com organização do Orfeão de Leiria, tem início o Ciclo de Concertos com Ua Enselada Ibérica, por O Bando de Surunyo.

m|i|mo – museu da imagem em movimento

Dia 26, ao longo de todo o dia, será projetado o filme “Disparem à Vontade – Histórias da Nossa terra”, que se repete também no dia 27. Pelas 16 horas tem lugar a inauguração de uma exposição de José Bacelar. Às 17 horas de dia 27, o convite é para uma Performance de dança, pela Escola de Dança Clara Leão.

Moinho do Papel

Este espaço cultural do Município de Leiria comemora, nos dias 26 e 27 de setembro, o seu 11º aniversário, com diversas atividades.

Sob o tema: 500 anos Circum-Navegação de Fernão de Magalhães, tem início, às 10 horas de dia 26, uma Conversa com Luís Almeida Martins, autor do livro “Fernão de Magalhães – O Homem que se transformou em Planeta”, e via web com Luísa Ducla Soares, autora do livro “Fernão Magalhães – O Circum-navegador. O evento prolonga-se da parte da tarde, pelas 15 horas, com uma conversa com José Manuel Garcia, autor do livro “Fernão de Magalhães – Herói, Traidor ou Mito”.

No dia 27, pelas 11:30, está programada uma Visita Guiada, online, ao Moinho do Papel e, às 21 horas, o espetáculo de dança com Som Latino Eventos.

Museu de Leiria/CIALV

No dia 26, pelas 18:00, o Museu de Leiria recebe um concerto com Maria João Fura e, no dia 27, às 10:30, este espaço icónico de Leiria recebe uma Exposição Dançada sob o tema “Reimaginar uma floresta de objectos”, por Inesa Markava. Às 15 horas, é a vez de O Teatro de marionetas Valdevinos apresentar “O Menino do Lapedo: uma história da Pré-história”.

Para o CIALV, no dia 27, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00, está programada uma visita guiada ao sítio arqueológico: A fantástica história do Lagar Velho; fragmentos de um gigantesco puzzle.

 

O espaço público da cidade de Leiria vai também receber diversos eventos e, no dia 24, pelas 19 horas, no Centro Histórico de Leiria, é inaugurada a exposição “O m|i|mo na Rua Direita”. No dia 25, às 21 horas, o Largo 5 de Outubro (frente ao Banco das Artes Galeria) recebe o Concerto de Guitarra Portuguesa, por Luísa Amaro: “Mar Magalhães” 500 anos Circum-Navegação de Fernão de Magalhães.

Nos espaços museológicos do Município realizam-se, no dia 25, sexta-feira, pelas 10:00 e pelas 14:30, diversas atividades programadas para o público escolar.

POPULARES