Ligue-se a nós

Cultura

Festival Literário do Interior leva escritores a concelhos atingidos pelos fogos

Durante o Festival será ainda lançado o livro vencedor da 1.ª edição do Prémio Literário FLII – Palavras de Fogo.

Publicado

em

Festival Literário Internacional do Interior - FLII
Foto: Facebook FLII - Palavras de Fogo

Perto de trinta escritores nacionais e estrangeiros participam na terceira edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII), revelou hoje a Arte-Via Cooperativa, promotora da iniciativa que presta homenagem às vítimas dos incêndios florestais.

Sob o lema “A arte e a cultura como reanimadores de uma região e de um povo”, e com o patrocínio do Presidente da República, o FLII decorrerá, de 13 a 17 de junho, em 11 concelhos de Coimbra e Leiria afetados pelos fogos de 2017.

“Trata-se de um evento intermunicipal, daí o seu caráter inovador, que decorrerá em 11 concelhos da região afetados pelos fogos, com o objetivo de levar os livros e os escritores aos sítios mais inusitados e imprevisíveis, como fábricas, campos, praias, igrejas, mercados, romarias, locais onde as pessoas trabalham e convivem”, adianta a Arte-Via.

Esta terceira edição é dedicada a Maria de Lourdes Pintasilgo, única mulher que desempenhou o cargo de primeiro-ministro em Portugal, e ao nonagésimo aniversário do seu nascimento, bem como a Fernando Namora e ao centenário do seu nascimento.

“Com o tema transversal “Cuidar o Futuro”, e porque este é um festival de causas, pretendemos abordar questões candentes para o devir do mundo, desde logo a emergência ambiental”, refere a Cooperativa, em nota divulgada hoje.

O festival congrega as autarquias de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Penela, Arganil, Pedrógão Grande, Tábua, Ansião, Alvaiázere, de Miranda do Corvo, a Fundação ADFP, da Lousã, a Cooperativa Arte-Via, e da Pampilhosa da Serra a Associação Cultural e Recreativa de Pescanseco.

“Contamos com a presença dos escritores portugueses Luís Osório, António Cortez, Gisela Casimiro, Filipa Martins, Rita Martins, Ricardo Fonseca Mota, Maria Inês Almeida, Vasco Martins, vencedor do prémio FLII – Palavras de Fogo, Sara Rodi, Filipe Pinto, Silvério Manata e Tiago Cerveira, autor do filme ‘Pagar a promessa’”, enumera a Arte-Via.

Do estrangeiro, chegam os escritores Evgenia Emets (Rússia), Norma Dunning (Inuíte – Canadá), Susan Bulawa (palestino-americana), Maurício Vieira (Brasil), Nazli karabıyıkoğlu (Turquia), Marina Kazakova (Rússia), Wagner Merije (Brasil), Martina Videnovà (República Checa, autora do Requiem às Florestas Portuguesas), Rosa Montero (Espanha), Kiran Bhat (EUA), Sue Cosgrave e Mary Reynolds (Irlanda), Afra Atiq (Emirados Árabes).

José Santos e Selma Maria, brasileiros, serão os escritores residentes no mês de junho que percorrerão todos os concelhos abrangidos pelo festival.

.

Recomendado




Recomendado




POPULARES