Ligue-se a nós

Sociedade

Eleições presidenciais 2021: Já sabe onde vai votar ou o que deve levar?

No dia 24 de janeiro deve levar máscara, manter a distância social enquanto aguarda pela sua vez, desinfetar as mãos e, de preferência, levar uma caneta.

Publicado

em

Eleições
Foto: PR 21 / MAI

As eleições para eleger o novo Presidente da República estão marcadas para o próximo dia 24 de janeiro, domingo.

Porém, devido à pandemia, foi aprovado em outubro pelo Parlamento o alargamento do voto antecipado, determinando que haja pelo menos uma mesa por município em vez de uma por distrito como até então.

O site do Município de Leiria também disponibiliza informações como a composição das assembleias de voto.

 

Saiba o local e a mesa onde irá votar

A partir do dia 9 de janeiro poderá consultar a sua situação de recenseamento eleitoral através das seguintes formas:

Portal do Recenseamanto

– Aplicação MAI Mobile

– Envio de mensagem para o número 3838

RE (ESPAÇO) NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL CONSTANTE NO BILHETE DE IDENTIDADE OU CARTÃO DE CIDADÃO (ESPAÇO) DATA DE NASCIMENTO Exemplo: RE 12345678 19750910

– Linha de Apoio ao Eleitor

808 206 206 (custo de chamada local)

– Dirija-se à sua Junta de Freguesia

 

Medidas de prevenção para votar

Deve levar máscara, manter a distância social enquanto aguarda pela sua vez, desinfetar as mãos e, de preferência, levar uma caneta.

 

Como solicitar o voto antecipado?

De acordo com a DECO, entre 10 e 14 de janeiro os cidadãos em mobilidade podem requerer o voto antecipado, a exercer num local escolhido pelo eleitor, em qualquer município do Continente ou das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Para exercer o voto em mobilidade deve aceder à página do Ministério da Administração Interna e selecionar a opção ‘Inscrever’, ou por correio, dirigindo o pedido à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, neste modelo e morada.

O exercício do voto antecipado em mobilidade decorrerá no dia 17 de janeiro, na mesa de voto indicada no pedido.

 

E os cidadãos em confinamento obrigatório?

Deverão votar no domicílio ou noutro local definido pelas autoridades de saúde, que não em estabelecimento hospitalar, podem requerer o direito a voto antecipado entre 14 e 17 de janeiro. Neste caso, a votação decorrerá entre 19 e 20 de janeiro.

“Para o efeito, a morada de confinamento situar-se-á no concelho de recenseamento ou em concelho limítrofe”, lembra a DECO, acrescentando que o modo de efetuar o pedido é o mesmo, através desta plataforma.

 

Mais mesas de voto e medidas para evitar ajuntamentos 

A diretora-geral da Saúde afirmou, na terça-feira, que no dia das eleições presidenciais haverá mais mesas de voto e outras medidas para evitar aglomerações de pessoas, no âmbito da contenção de contágios pelo novo coronavírus.

Graça Freitas referiu que “a Comissão Nacional de Eleições e os ministérios respetivos” envolvidos na preparação das presidenciais marcadas para dia 24 estão “a estudar a forma de, nos locais em que as eleições vão acontecer, não se verificarem aglomerados”.

POPULARES