Sociedade
Eleições presidenciais 2021: Já sabe onde vai votar ou o que deve levar?
No dia 24 de janeiro deve levar máscara, manter a distância social enquanto aguarda pela sua vez, desinfetar as mãos e, de preferência, levar uma caneta.

As eleições para eleger o novo Presidente da República estão marcadas para o próximo dia 24 de janeiro, domingo.
Porém, devido à pandemia, foi aprovado em outubro pelo Parlamento o alargamento do voto antecipado, determinando que haja pelo menos uma mesa por município em vez de uma por distrito como até então.
O site do Município de Leiria também disponibiliza informações como a composição das assembleias de voto.
Saiba o local e a mesa onde irá votar
A partir do dia 9 de janeiro poderá consultar a sua situação de recenseamento eleitoral através das seguintes formas:
– Aplicação MAI Mobile
– Envio de mensagem para o número 3838
RE (ESPAÇO) NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL CONSTANTE NO BILHETE DE IDENTIDADE OU CARTÃO DE CIDADÃO (ESPAÇO) DATA DE NASCIMENTO Exemplo: RE 12345678 19750910
– Linha de Apoio ao Eleitor
808 206 206 (custo de chamada local)
– Dirija-se à sua Junta de Freguesia
Medidas de prevenção para votar
Deve levar máscara, manter a distância social enquanto aguarda pela sua vez, desinfetar as mãos e, de preferência, levar uma caneta.
Como solicitar o voto antecipado?
De acordo com a DECO, entre 10 e 14 de janeiro os cidadãos em mobilidade podem requerer o voto antecipado, a exercer num local escolhido pelo eleitor, em qualquer município do Continente ou das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Para exercer o voto em mobilidade deve aceder à página do Ministério da Administração Interna e selecionar a opção ‘Inscrever’, ou por correio, dirigindo o pedido à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, neste modelo e morada.
O exercício do voto antecipado em mobilidade decorrerá no dia 17 de janeiro, na mesa de voto indicada no pedido.
E os cidadãos em confinamento obrigatório?
Deverão votar no domicílio ou noutro local definido pelas autoridades de saúde, que não em estabelecimento hospitalar, podem requerer o direito a voto antecipado entre 14 e 17 de janeiro. Neste caso, a votação decorrerá entre 19 e 20 de janeiro.
“Para o efeito, a morada de confinamento situar-se-á no concelho de recenseamento ou em concelho limítrofe”, lembra a DECO, acrescentando que o modo de efetuar o pedido é o mesmo, através desta plataforma.
Mais mesas de voto e medidas para evitar ajuntamentos
A diretora-geral da Saúde afirmou, na terça-feira, que no dia das eleições presidenciais haverá mais mesas de voto e outras medidas para evitar aglomerações de pessoas, no âmbito da contenção de contágios pelo novo coronavírus.
Graça Freitas referiu que “a Comissão Nacional de Eleições e os ministérios respetivos” envolvidos na preparação das presidenciais marcadas para dia 24 estão “a estudar a forma de, nos locais em que as eleições vão acontecer, não se verificarem aglomerados”.

- Sociedadehá 2 dias
Grupo Lena extinto. Dívidas transferidas para empresa Always Special
- Culturahá 2 dias
Castelo de Leiria reabre no primeiro semestre com elevadores mecânicos
- Sociedadehá 2 dias
Makro de Leiria vai vender ao público em geral
- Desportohá 3 dias
Final Four discute-se em Leiria. Este sábado há concerto com Dino d’Santiago e Surma