Ligue-se a nós

Agenda

Documentário no Teatro Miguel Franco homenageia leiriense Manuel Artur dos Santos

O documentário “Manuel Artur dos Santos (1919-2015) vai ser exibido no dia 13 de junho, pelas 21h30.

Publicado

em

Manuel Artur Santos Doc
Foto: Município de Leiria

O Teatro Miguel Franco vai apresentar o documentário “Manuel Artur dos Santos (1919-2015), num projeto do Rancho da Região de Leiria, coordenado e realizado por Adélio Amaro, no dia 13 de junho, pelas 21:30.

“Durante 25 minutos é possível conhecer melhor o trajeto de Manuel Artur Santos e a sua dedicação a Leiria, em diversas áreas de índole cultural”, lê-se numa nota de imprensa do município leiriense.

PUBLICIDADE

O documentário, além de imagens de arquivo, apresenta alguns testemunhos de pessoas que privaram com Manuel Artur dos Santos, assim como, a sua ligação ao Rancho da Região de Leiria, fundado a 19 de março de 1963.

A entrada é livre, mas de forma a garantir as questões de segurança, o acesso só é possível mediante reserva, através do e-mail teatromfranco@teatrojlsilva.pt

Biografia de Manuel Artur dos Santos

Nasceu a 13 de janeiro de 1919, no lugar de Arnal, freguesia de S. Simão de Litém, concelho de Pombal.

Após instrução primária partiu para a Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, em Barcelos, onde estudou enfermagem e trabalhou.

Em 1940, ingressou no Serviço Militar e foi mobilizado para Cabo Verde, como 1.º Cabo Enfermeiro.

Regressado ao Continente, trabalhou na Hidráulica de Monte Real como coordenador da execução do Projeto Hidráulico do Vale do Lis e posteriormente funcionário da Câmara Municipal de Leiria.

Em 1947 casou com Amália do Nascimento Carvalho, de Regueira de Pontes, onde vieram a residir. Deste casamento nasceram quatro filhos.

Criada a Comissão Municipal de Turismo / Comissão Regional de Turismo, foi destacado para esta Instituição com o intuito da divulgação turística da Região.

Apaixonado pela Etnografia iniciou com o etnomusicólogo António Oleiro a recolha de trajos, usos e costumes, danças e cantigas populares dos concelhos que constituíam na época a Comissão Regional de Turismo (Leiria, Batalha, Vila Nova de Ourém, Marinha Grande, Porto de Mós e Pombal).

Em 1963 foi fundado o Rancho da Região de Leiria onde foi presidente durante vários anos, após ter ajudado a fundar o rancho Folclórico do Coimbrão, em 1960.

Correspondente Regional da RTP fez reportagens de âmbito regional e nacional.

Aos setenta e dois anos frequentou, na Universidade Católica, um curso de Etnografia, – e que, com o conhecimento já adquirido – muito contribuiu para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial e Etnográfico.

Foi Conselheiro Técnico da Federação do Folclore Português integrando o Conselho da Alta Estremadura.

Distinguido com diversas condecorações, foi em 1994 agraciado pelo então Presidente da República, Dr. Mário Soares.

Faleceu a 24 de outubro de 2015.

A 02 de setembro de 2017, e numa homenagem póstuma do Município de Leiria e do Rancho da Região de Leiria, ao homem que dedicou grande parte da sua vida ao património etnográfico e cultural da região, foi inaugurada, no Mercado de Sant’Ana, a Galeria Manuel Artur dos Santos.

.

Tenho 35 anos, sou natural de Leiria e licenciada em Jornalismo. Há mais de 10 anos que escrevo e conto notícias, primeiro apenas para a rádio e agora também para o digital.

COMENTÁRIOS

Recomendado




Recomendado




POPULARES