Ligue-se a nós

Cultura

Comemorações do Dia da cidade de Leiria encerram com concerto inédito de David Fonseca

Durante o concerto, David Fonseca lembrou os primórdios dos Silence 4 que começaram “nos grandes ensaios da Reixida,” em meados dos anos 90.

Publicado

em

David Fonseca Songs from Home
Foto: DR

No encerramento do programa digital das comemorações do dia da cidade de Leiria, na noite desta sexta feira, 22 de maio, o “David Fonseca – Concerto para Leiria Songs From Home,” foi o nome escolhido para uma atuação que o cantor ofereceu a partir de casa.

“Obrigado por estarem aqui. Fiquem em casa, fiquem seguros,” disse David Fonseca, depois do “Kiss me, oh Kiss me,” um tema gravado em São Pedro Moel, sítio referido pelo cantor como “o mais bonito do mundo,” que fechou o concerto de apenas 26 minutos, transmitido no Facebook de Município de Leiria.

Em casa no seu estúdio, o músico dos extintos “Silence 4,” natural de Leiria, chamou os saudosistas à passagem de “Angel`s Song,” o 2º tema da noite, e lembrou os primórdios da banda que começou “nos grandes ensaios da Reixida,” em meados dos anos 90 e gravou a primeira maquete no Castelo de Leiria. “Este foi o tema mais antigo que escrevi,” apontou o músico.

“Hoje é dia de Leiria. Estou ligado à cidade desde sempre, há uma ligação enorme da minha música com a cidade desde o início. Espero que gostem desta aventura, ”disse o cantor.

Calmo e sereno a cantar, David Fonseca, que surge no ecrã dividido, a tocar viola e piano, antes do “Someone that Cannot Love,” do álbum “Dreams in Colour,” tema que abriu o concerto, recordou os locais, hoje emblemáticos, onde tudo começou, e os ex colegas dos “Silence 4.”

Pelo meio, os internautas tiveram ainda direito a ver e ouvir gratuitamente, “Oh my Heart” o terceiro tema a rodar e “deixa Ser,” do álbum “Futuro Eu” de 2015, o quarto registo.

No final do live inédito, que fechou as festividades dos 475 anos da elevação de Leiria a cidade, para memória futura, a rede social Facebook registava 116 comentários, 51 partilhas, 14 mil visualizações e 253 gostos.

Veja aqui o concerto na íntegra.

David Fonseca – Concerto para Leiria ‘Songs from home’

Reza a história que tudo começou na Reixida, naquele edifício ao lado da escola primária. Terão sido aí os primeiros ensaios com os Silence 4. Mas na verdade nem sempre a versão oficial confirma a realidade, e com David Fonseca não foi diferente – tudo começou em “casa”, no seu quarto, com a sua primeira guitarra. E será também a partir de “casa” que nos irá chegar no dia 22 de Maio. Uma atuação inédita neste dia especial, em que David Fonseca visitará algumas das suas canções mais celebradas. Afinal é dia de festa.Será um momento diferente e distinto de todos outros que realizou na cidade – poucos se lembrarão da atuação no antigo espaço do Orfeão ou da passagem pela Stressless ainda no século passado; já muitos, acreditamos, se recordarão das recentes passagens pelo Teatro José Lúcio da Silva ou pelo Estádio Municipal – sempre presente, o desafio. O desafio de emocionar e surpreender. Não nos esqueçamos que são 20 anos de um percurso artístico ímpar, inspirado e inspirador para tantos outros que a partir de Leiria têm extravasado a sua criatividade pelo mundo.David Fonseca – “Songs From Home” e acrescentaríamos, “for his hometown”.A não perder.David Fonseca: voz, guitarra, piano

Pubblicato da Município de Leiria su Venerdì 22 maggio 2020

.

Sou o Pedro Carvalheiro, de 53 anos, natural de Leiria. Gosto de escrever e fotografar. Sou licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia pela Escola Superior de Educação e Ciencias Socias de Leiria, terminado em 2015. No ano seguinte especializei-me em Comunicação Acessível.

Recomendado




Recomendado




POPULARES