Ligue-se a nós

Sociedade

Dezassete escolas de Leiria conquistam Bandeira Verde Eco Escola

O Programa Eco Escolas é um projeto educativo destinado a todos os estabelecimentos escolares que pretende reconhecer o seu trabalho na vertente ambiental.

Publicado

em

Bandeira Verde Eco Escola
Foto: Bandeira Verde Eco Escola

Dezassete escolas do concelho de Leiria foram galardoadas no ano letivo 2019/2020 com o galardão Bandeira Verde Eco Escola, num ano em que, devido à pandemia, não houve cerimónia nacional de entrega das Bandeiras Verdes.

De acordo com uma nota da Câmara Municipal de Leiria, foram distinguidos o Centro Escolar da Barreira, Colégio Conciliar Maria Imaculada, Colégio Nossa Senhora de Fátima, Colégio Dinis de Melo, Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, Colégio Senhor dos Milagres, Escola Básica 2.3 Dr Correia Alexandre, Escola Básica de Barreiros, Escola Básica de Santa Catarina da Serra, Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, Escola Básica N.º 1 de Marrazes, Escola EB2/3 Secundária Afonso Lopes Vieira, Escola EB Barosa, Escola EB2 Marrazes, Escola EB1 de Colmeias, Jardim do Fraldinhas e Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real.

A estrega das bandeiras tem início esta quinta-feira, na EB Barosa, Jardim do Fraldinhas, EB1 e EB23 Marrazes, Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real, Colégio Dinis de Melo, EB Barreiros, Colégio Senhor dos Milagres e Escola Básica e Secundária Henrique Sommer.

Na tarde de sexta-feira, dia 4 de dezembro, Ana Esperança, vereadora do Ambiente, entrega as bandeiras Eco Escolas no Colégio Conciliar Maria Imaculada e Centro Escolar da Barreira.

No dia 14 de dezembro, é a vez da Escola Básica Integrada de Colmeias receber a bandeira Eco Escolas, seguida da Escola Básica 2,3 Dr. Correia Alexandre e Escola Básica de Santa Catarina da Serra.

O Programa Eco Escolas é um projeto educativo destinado a todos os estabelecimentos escolares que pretende reconhecer o seu trabalho na vertente ambiental, através da atribuição da Bandeira Verde Eco Escolas, incentivando as escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade, faz saber a autarquia leiriense.

A atribuição deste galardão em forma de Bandeira é o reconhecimento, pela Associação​ Bandeira Azul, do trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino, sendo a metodologia Eco Escolas inspirada nos princípios da Agenda 21 local (com origem na conferência da ONU ECO 92), descrita em sete passos que visam garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

POPULARES