Ligue-se a nós

Sociedade

Depressão Bárbara deixa distrito de Leiria em alerta laranja

A proteção civil recomendou ainda especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

Publicado

em

Chuva Água Pingos
Foto: Chuva / Pixabay

O distrito de Leiria vai estar esta segunda e terça-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e trovoada, na sequência da passagem da depressão Bárbara, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA agravou esta segunda-feira os alertas, para todo o país, sendo que o distrito de Leiria estará em alerta amarelo devido à chuva esta segunda-feira entre as 12h00 e as 18h00 e na terça-feira entre as 03h00 e as 12h00.

Quanto ao alerta laranja devido à chuva, no distrito de Leiria, vigorará a partir das 18h00 desta segunda-feira terminando às 03h00 de terça-feira. A chuva por vezes forte e persistente voltará a deixar Leiria em alerta laranja na terça-feira entre as 12h00 e as 18h00.

O vento, por vezes forte e com rajadas até 80 km/h vai colocar o distrito em alerta amarelo esta segunda-feira entre as 12h00 e as 00h00 de terça-feira. Na terça-feira, segundo o IPMA, regista-se um agravamento das condições passando a alerta laranja, entre as 12h00 e as 21h00. O vento forte de sul terá rajadas até 100 km/h, sendo até 130 km/h nas terras altas.

Devido à previsão de mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um alerta à população e recomendou a adoção de comportamentos adequados à situação meteorológica.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

POPULARES