Ligue-se a nós

Sociedade

Centro Escolar de Meirinhas otimiza recursos através da tecnologia

A solução proposta conta com cerca de 300 dispositivos inteligentes que permitem controlar a temperatura, a iluminação, a segurança e a utilização de energia do edifício.

Publicado

em

Centro Escolar Meirinhas
Foto: Inauguração do Centro Escolar de Meirinhas / Município de Pombal

O Centro Escolar de Meirinhas, em Pombal, implementou a gestão centralizada de todos os seus sistemas de automação, através do projeto Projedomus, parceiro EcoXpert da Schneider Electric.

O centro conta agora com um “completo sistema de automação centralizado, que permite dispor de visibilidade e controlo sobre todos os dispositivos inteligentes instalados no edifício”, refere um comunicado da Schneider Electric.

No âmbito das políticas municipais, na utilização racional e eficiente dos recursos, os gestores do Centro Escolar de Meirinhas, em Pombal, tinham como objetivo otimizar os recursos do centro para proporcionar um maior nível de conforto e segurança, tanto a professores como a alunos, o que representava um grande desafio devido às dimensões do edifício, que conta com mais de 5.000m2.

A solução proposta conta com cerca de 300 dispositivos inteligentes que, através de protocolos KNX, Modbus e DALI, permitem controlar a temperatura, a iluminação, a segurança e a utilização de energia do edifício.

Os dispositivos enviam dados, como consumos, estados, erros e emergências para um painel central, através do qual os gestores podem visualizar e controlar toda a instalação, permitindo realizar manutenção preditiva e garantir a atuação rápida.

O painel central recolhe todos os alertas do sistema, incluindo o alarme geral – que incorpora um registo de armamento e desarmamento – e os alarmes técnicos ou de incêndio, que os gestores podem visualizar no painel e atuar em consequência de forma rápida.

Adicionalmente, cada sala de aulas conta com um botão de chamada conectado à sala de professores, que se ativa em caso de emergência e aparece automaticamente no painel, indicando em que sala ocorreu o aviso.

Para além disso, através de um protocolo KNX, todos os relógios do centro escolar estão sincronizados com um horário estabelecido para ativar a campainha de início ou final das aulas.

O painel recolhe também informação sobre a utilização de água e gás e converte-a em gráficos de consumo, que indicam quando se produz um maior ou menor gasto. Tudo isto permite que os gestores do centro escolar possam tomar melhores decisões e otimizar os consumos do edifício.

Questionada pelo Notícias de Leiria quanto ao valor do investimento, a “Schneider Electric não revela esse tipo de valores de investimento”, refere a empresa responsável pela comunicação do grupo. 

.

Recomendado




POPULARES