Ligue-se a nós

Cultura

Casa da Cidade Criativa impulsiona ambição de Leiria se tornar Capital Europeia da Cultura

“Leiria é um exemplo de criatividade inventiva, de imaginação, de participação cívica, de interação entre comunidades locais, sociedade civil e agentes culturais”, considerou o Presidente da República.

Publicado

em

Por

Casa Criatividade Leiria abertura
Foto: Município de Leiria

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, considerou este domingo que a abertura da Casa da Cidade Criativa, no Centro Cívico de Leiria, constitui mais um passo na ambição da candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

“Esta é também uma casa que abre portas à nossa ambição de sermos Capital Europeia da Cultura em 2027”, uma “aposta que é séria, concreta e viável, e que não é um exercício de retória, mas antes um movimento que junta, projeta, cria e constrói”, disse Gonçalo Lopes na cerimónia que contou também com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca.

PUBLICIDADE

Segundo uma nota do município leiriense, para Gonçalo Lopes, a abertura da Casa da Cidade Criativa marca um posicionamento que Leiria assume enquanto “território de criatividade, resiliência, perseverança e naturalmente qualidade, sustentada no brilhantismo de quem dá vida ao processo criativo; os nossos agentes culturais”.

“Esta cerimónia assume uma segunda dimensão simbólica. Estamos a abrir este lugar de Cultura num momento em que tentamos aprofundar, em segurança, o processo de desconfinamento, que tão grandes desafios tem colocado à nossa comunidade cultural”, realçou Gonçalo Lopes.

Na cerimónia, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, defendeu que as “cidades que colocam a criatividade no centro da sua estratégia de desenvolvimento social, de âmbito económico e coesão territorial são sempre casos de sucesso”, segundo a nota enviada às redações.

Numa mensagem gravada em vídeo, o Presidente da República afirmou que “Leiria é um exemplo de criatividade inventiva, de imaginação, de participação cívica, de interação entre comunidades locais, sociedade civil e agentes culturais”.

“Aquilo que arranca hoje, arranca para perdurar no tempo, herda um passado cultural, herda uma tradição musical, mas visa sobretudo o futuro, as novas gerações e por isso tem o apoio entusiástico do Presidente da República Portuguesa”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Leiria foi aprovada como membro das Cidades Criativas da Unesco, na área da música, desde o dia 19 de outubro de 2019.

COMENTÁRIOS

Recomendado




Recomendado




POPULARES