Sociedade
Batalha sai. Alvaiázere, Ansião e Ourém entram para grupo de concelhos de risco elevado
O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou a “decisão positiva devendo ser encarada com grande responsabilidade por parte de todos”.

O concelho da Batalha deixou esta quinta-feira de ser considerado concelho de risco elevado, entrando para a lista vermelha os concelhos de Alvaiázere e Ansião no distrito de Leiria e Ourém, no distrito de Santarém.
Num total de 191 concelhos abrangidos, o primeiro-ministro admite no entanto, “ajustar as medidas, à gravidade da situação nos diversos concelhos”. Conheça aqui as medidas para os concelhos de risco elevado.
Nas redes sociais, o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou a “decisão positiva devendo ser encarada com grande responsabilidade por parte de todos, porque depende de cada um de nós manter a evolução da pandemia em níveis que sejam aceitáveis. Obrigado a todos!”, lê-se na publicação.
Já o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, também nas redes sociais escreveu que “Leiria ficará fora da lista de concelhos confinados, o que é favorável a Leiria, mas não há motivo para grandes otimismos”.
O autarca leiriense, em isolamento depois de ter estado próximo do vereador Ricardo Santos, com covid-19, considerou que o facto do município ter ficado fora da lista vermelha “deve ser lida como um incentivo para continuarmos a ser muito rigorosos na prevenção e combate à Pandemia”.
Costa apela a um “esforço coletivo adicional” nas próximas duas semanas “para bem do SNS”
“Este esforço coletivo tem em vista um esforço adicional nestas duas semanas para procurar conter o crescimento da pandemia, para achatar a curva, de forma a criar uma dinâmica positiva tendo em vista a regressão do crescimento da pandemia de modo a protegermos o SNS”, diz Costa, admitindo que o SNS vai continuar a ter nas próximas semanas “uma enorme pressão”, uma vez que as medidas demoram tempo a ter frutos.
“Situação é grave e mais crítica” do que na primeira vaga
António Costa reafirma que a “situação é grave e mais crítica” do que a vivida na primeira fase da pandemia, com uma evolução de novos casos “francamente superior à pior fase da primeira vaga”.
Também o número de internamentos é “francamente superior ao da primeira vaga”.
António Costa admite “equívocos” na comunicação do governo e clarifica regras para comércio
“É manifesto que este nosso esforço de equilíbrio, por eventual falha de comunicação, gerou equívocos e abriu a porta a que, por um lado, tenha havido um excesso de concentração nas exceções e uma desvalorização da regra”, diz. “Vimo-nos forçados a eliminar qualquer tipo de equívoco”:
— Encerramento a partir das 13h de sábado até às 8h de domingo (e o mesmo para domingo até segunda) de todos os estabelecimentos comerciais e de restauração. Com exceções para os que já praticavam horários de abertura anteriores às 8h (como padarias), exceções para consultórios, farmácias, bombas de gasolina, retalho alimentar com porta direta para a rua (o mesmo critério já adotado no passado).
“Espero que assim não haja espaço a qualquer tipo de equívocos”, diz Costa, afirmando que muita gente procurou ver onde estava a regra para ir atrás da exceção.

- Sociedadehá 1 dia
Makro de Leiria vai vender ao público em geral
- Culturahá 1 dia
Castelo de Leiria reabre no primeiro semestre com elevadores mecânicos
- Desportohá 2 dias
Final Four discute-se em Leiria. Este sábado há concerto com Dino d’Santiago e Surma
- Sociedadehá 22 horas
Grupo Lena extinto. Dívidas transferidas para empresa Always Special