Ligue-se a nós

Cultura

Banda de Leiria surpreende na Áustria com concerto gravado nas Galerias Alcrima (vídeo)

O músico Vasco Silva recordou as dificuldades logísticas para a gravação que obrigaram à “necessidade de transportar todo o material pelas escadas”.

Publicado

em

Whales Leiria
Foto: Facebook Whales

Os Whales foram a única banda portuguesa presente no Waves Festival, de Viena, na Áustria, onde receberam elogios pela música e pela gravação feita no topo de um antigo centro comercial de Leiria.

Em agosto, a banda de música eletrónica tocou na cobertura de um antigo centro comercial da cidade, as Galerias Alcrima. A produção de luz, som e imagem foi exibida a 12 de setembro no festival Waves, de Viena, na Áustria, evento que congregou ‘online’ centenas de profissionais da indústria musical europeia.

Veja aqui o vídeo completo da atuação da banda leiriense:

Em regime ‘showcase’ virtual, mostraram-se no festival cerca de 70 novos talentos musicais de duas dezenas de países europeus.

Segundo a editora Omnichord Records, que representa os Whales, mais de duas mil pessoas – muitas delas ligadas à indústria da música – assistiram ao concerto da banda de Leiria.

“A reação foi muito interessante, tendo nós recebido alguns contactos com elogios e interesse em seguir os próximos passos dos Whales para tentar fazer algo num futuro possível, visto que atualmente a circulação e digressão internacional está dependente da evolução da pandemia”, disse à agência Lusa o responsável pela Omnichord.

Ainda de acordo com Hugo Ferreira, a organização do Waves Festival deixou “um rasgado elogio” ao arrojo do vídeo apresentado, gravado no topo daquele que foi o primeiro centro comercial instalado em Leiria, hoje desativado, numa escolha feita com um propósito:

“Filmámos num período em que a própria cidade estava também semi-deserta e confinada”.

Um dos elementos da banda, Vasco Silva, recorda as dificuldades logísticas para a gravação, não só pela “necessidade de transportar todo o material pelas escadas”, mas também pela “série de condicionantes de espaço, de energia e das normas sanitárias”.

Mas o esforço compensou: “Ficámos muito satisfeitos com o resultado, especialmente porque os técnicos de som, luz e imagem também mostraram que temos pessoas e meios para acompanhar ideias que podem parecer quase megalómanas”.

Segundo Vasco Silva, os Whales trabalham atualmente em material novo. “Este ano ainda haverá novidades”, diz, sendo objetivo da banda “voltar aos palcos sempre que possível e ir acabando o segundo disco”.

.

Recomendado




POPULARES