Ligue-se a nós

Sociedade

Assembleia Municipal da Batalha aprova moção para substituir Delegado de Saúde

A moção será remetida para os responsáveis da Administração Regional de Saúde do Centro, para os Grupos Parlamentares da Assembleia da República, para a Ministra da Saúde e para o Presidente da República.

Publicado

em

Batalha
Foto: Batalha / Município da Batalha

A Assembleia Municipal da Batalha aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, uma moção para substituir de forma imediata o Delegado de Saúde da Batalha que se encontra de baixa médica há mais de dois meses.

Intitulada “Pela resolução imediata da situação gravíssima da falta de Delegado de Saúde no Município da Batalha”, a moção solicita à tutela a rápida substituição do Delegado já que legalmente, não pode haver substituição.

A moção, de acordo com a Câmara da Batalha, defende que a atual situação da Saúde Pública no Município da Batalha é dramática, enfatizando que o Município da Batalha tem empenhado todos os esforços na tentativa de pressionar a urgente resolução desta grave situação por parte das entidades públicas governamentais legalmente responsáveis.

“A ausência da Autoridade de Saúde Local torna mais difícil uma resposta eficaz no combate à pandemia, diminui o acompanhamento da população e dificulta a implementação de medidas de mitigação do risco de contágio da doença”, considera a autarquia liderada pelo social democrata Paulo Batista Santos.

O Município da Batalha considera tratar-se de uma “situação dramática vivenciada pelas populações e que comporta uma inadmissível negação do Estado no cumprimento da sua obrigação constitucional, de garantir a todos os portugueses, iguais condições no acesso aos cuidados de saúde públicos, nomeadamente ao nível da coordenação e apoio nesta crise pandémica”.

POPULARES