Ligue-se a nós

Cultura

Aluna de Ballet de Valado dos Frades é a única bailarina portuguesa no Prix de Lausanne – Suíça

O Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez é a única escola a representar Portugal na competição.

Publicado

em

Foto: Bailarina Laura Viola de 16 anos / Município da Nazaré

A bailarina Laura Matos Viola é a única portuguesa selecionada para participar no Prix de Lausanne, na Suíça, considerado como uma das mais prestigiadas competições de ballet, para a qual são selecionados os melhores jovens bailarinos do mundo.

Um total de cinco bailarinos (uma rapariga e quatro rapazes) do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez foram selecionados para participar na competição.

Candidatos Prix Lausanne 2020 Foto: Alunos do Conservatório de Annarela Sanchez selecionados para o Prix de Lausanne / conservatorioannarella.com

Segundo uma nota da Câmara da Nazaré, a jovem é natural do Valado e pratica ballet desde os quatro anos. É aluna do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, em Leiria.

O Conservatório leiriense, liderado por Annarela Sanchez, escreveu nas redes sociais que Laura é “exemplo de trabalho diário, perseverança e amor pelo ballet”.

“Diariamente durante anos viaja desde Valado dos Frades até Leiria, muitos dias de ter que jantar no carro e ler as tarefas da escola durante o caminho”, refere ainda a escola de dança.

Giulio Diligente (Itália), Maia Roberts (Reino Unido) e os portugueses António Casalinho, Francisco Gomes e Laura Viola foram selecionados entre as 399 candidaturas rececionadas pelo Prix de Lausanne.

Vão participar 82 bailarinos (52 raparigas e 30 rapazes) de um total de 20 países.

O prémio foi criado em 1973, sendo gerido pela Fondation en faveur de l’Art Chorégraphique, e é destinado a jovens bailarinos que procuram seguir uma carreira profissional no ballet clássico. Muitos dos seus antigos vencedores são, atualmente, estrelas de grandes companhias em todo o mundo.

A 49ª Edição do Prix de Lausanne irá realizar-se entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 em Montreux, Suíça, sendo a final no dia 6 de fevereiro.

POPULARES